ABIMCI - Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente

Antecedentes

Em 1999, atendendo solicitação das empresas associadas e em resposta a demandas de mercado a ABIMCI decidiu tomar a liderança para desenvolver um sistema nacional de certificação de compensado de pinus. Para desenvolver o sistema foi criado o Programa Nacional de Qualidade do Compensado – PNQC, tendo como objetivo principal disponibilizar ao mercado produtos com especificações conhecidas, fabricados dentro de parâmetros controlados.

Durante o ano 2000 o programa foi estruturado e implantado, tendo sido estabelecido um Conselho, do qual participam representantes das diversas partes interessadas incluindo produtores de compensado, consumidores, participantes da cadeia de comercialização, fornecedores, pesquisadores e especialistas do setor. Entre as atribuições do Conselho encontram-se as definições das políticas e estratégias do Programa, bem como garantir a independência e assegurar a credibilidade do processo de certificação de qualidade.

Com base na experiência adquirida, e atendendo demandas de associados e do mercado o Programa foi ampliado para envolver outros tipos de produtos de madeira sólida, tendo sido transformado no Programa Nacional de Qualidade da Madeira – PNQM. Hoje o programa abrange tanto o compensados de pinus, o compensado de madeiras tropicais e pisos. Outros produtos deverão ser incorporados no futuro.

Voltar ao topo