ABIMCI - Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente

PNQM

O PNQM – Programa Nacional de Qualidade da Madeira é uma certificação que visa o controle do processo produtivo, desde o recebimento da matéria-prima e insumos, até a embalagem do produto final, sendo definidos parâmetros a serem verificados e critérios de aceitação. O objetivo deste controle é disponibilizar ao mercado produtos com especificações conhecidas e fabricados dentro de parâmetros controlados.

O Programa foi criado em 1999 com base na certificação ISO 9001 e possui todo um sistema de gestão da qualidade. Os documentos que compõem este sistema da qualidade é o Manual da Qualidade, o qual é composto por procedimentos (estabelecem o funcionamento do Sistema de Qualidade), instruções de trabalho (documentos específicos para determinadas etapas do processo de produção), registros (documentos os quais são anotados os resultados obtidos nos controles efetuados no processo de produção) e anexos (complementam requisitos da qualidade estabelecidos em Procedimentos, Instruções de Trabalho ou Registros).

Ao longo dos anos, desde a criação do Programa, alguns indicadores de sucesso foram apontados pelas empresas certificadas, como por exemplo:

– Aumento de produtividade;

– Redução de perdas e custos;

– Conquista de novos mercados;

– Melhoria da imagem do produto;

– Proteção ao mercado já existente;

– Aumento da satisfação dos clientes;

– Facilita a implantação de outras Certificações na Empresa;

– Estimulo à melhoria contínua da qualidade;

– Maior Controle do Processo Produtivo;

– Mudança de cultura e organização.

Voltar ao topo