ABIMCI - Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente

Processo de Certificação

Antes da solicitação formal da Auditoria de Certificação a Secretaria Executiva presta serviços de assistência e assessoria técnica aos produtores, com o objetivo de orientá-los quanto aos parâmetros, procedimentos e requisitos exigidos pelo PNQM, para a certificação.

A renovação da certificação é efetuada obrigatoriamente a cada seis meses, no entanto as auditorias poderão ser realizadas a qualquer momento, a critério do Conselho ou quando da ocorrência de reclamações dos consumidores e/ou evidências de que o produtor certificado não esteja cumprindo com as exigências estabelecidas pelo Programa.

image006 PNQM

 

Etapas para obtenção da certificação PNQM

Para obter a certificação PNQM, a ABIMCI disponibiliza a assessoria técnica para dar suporte para a empresa. Além disso, após implantação, a empresa ainda poderá solicitar sempre quando necessário esta assessoria, como também pré-auditorias, sem custo para a empresa. Para participar da certificação PNQM é necessário cumprir com alguns passos:

  • 1º Passo: Ser sócio da ABIMCI;
  • 2º Passo: Solicitar Adesão ao Programa de Qualidade;
  • 3º Passo: Visitas de implantação, assistência técnica, pré – auditoria pela equipe da ABIMCI;
  • 4º Passo: Auditoria de Certificação por Auditores Credenciados pelo *CNQM;
  • 5º Passo: Visitas contínuas para manutenção do PNQM pela equipe da ABIMCI;
  • 6º Passo: Auditorias de Manutenção a cada 6 meses por Auditores Credenciados pelo *CNQM.

 *CNQM é o Conselho Nacional de Qualidade da Madeira

 Marca de Certificação do PNQM

As empresas aprovadas no processo de certificação podem imprimir na face ou na lateral das chapas de compensados a Marca de Certificação conforme padrões definidos pelo CNQM.

A Marca de Certificação possui informações básicas necessárias para identificação do produto, incluindo: fabricante,qualidade da capa e contra-capa, dimensões, aplicação recomendada e outros aspectos.

image007 CARIMBO PNQM

Voltar ao topo