ABIMCI - Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente

Indústria avalia oportunidades de negócios para a madeira

WoodTrade Brazil, evento que integra a Semana Internacional da Madeira, vai apresentar  perspectivas nos mercados interno e externo

A segunda edição do WoodTrade Brazil, que será realizada no dia 19 de setembro, terça-feira, em Curitiba (PR), como parte da programação da Semana Internacional da Madeira, será o evento para avaliar mercado e oportunidades de negócios para o setor industrial madeireiro. Serão dois painéis, um para tratar de aspectos do mercado interno e o segundo com foco nas perspectivas no comércio internacional.

No período da manhã, a Abimci irá apresentar os dados socioeconômicos, a produção e o consumo atualizados dos principais produtos madeireiros. A entidade traz uma novidade para o setor com a publicação do “Estudo Setorial em Síntese”, que será lançada durante o evento.

A partir da apresentação do atual cenário da indústria da madeira, será possível conhecer as demandas e oportunidades para o segmento. O vice-presidente da Área Técnica do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Euclesio Manoel Finatti, que também coordena a Comissão de Estudos da ABNT para o desenvolvimento da norma para o sistema construtivo wood frame, irá atualizar os participantes com dados sobre o setor da construção nacional. Com um déficit habitacional de mais de 6 milhões de residências, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e um mercado potencial para os próximos dez anos, o setor da construção civil brasileira está no foco da indústria de madeira.

Para fechar a primeira parte do evento, com uma visão de futuro, o engenheiro florestal, Mario Sant’Anna Junior, irá tratar das perspectivas da oferta e demanda de pinus. De acordo com o especialista, a ideia é apresentar uma abordagem histórica dos últimos 15 anos por meio de indicadores da floresta plantada da região Sul e traçar possíveis cenários para esse mercado. “Pretendo mostrar ainda dados de países vizinhos como Argentina e Uruguai como referência para uma análise dessas perspectivas futuras”, afirma.

Mercado externo

O segundo painel do encontro irá reunir profissionais com amplo conhecimento e vivência no mercado internacional. O desafio será debater e apresentar as oportunidades para o produto brasileiro de madeira no comércio mundial.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), José Carlos Januário, irá apresentar informações acerca dos negócios para as indústrias de compensado. Os participantes terão acesso a um panorama geral com dados e estatísticas atualizados. “O objetivo é munir os gestores com informação de qualidade e útil para tomada de decisões nas suas empresas”, afirma Januário.

Completam o painel da tarde os vice-presidentes da Abimci, Fernando Gnoatto e Armando Giacometti, que irão abordar as informações sobre madeira serrada e molduras, respectivamente, trazendo aos participantes do evento uma visão macro da participação Brasil entre os grandes players internacionais nesses nichos e onde podem estar as novas oportunidades de negócios.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Malinovski, o evento tem como patrocinadores o TCP, a Tree Florestal e a Sólida Energia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site lignumbrasil.com.br/inscricoes/woodtradebrazil/.

Serviço:
WoodTrade Brazil
Data:
19 de setembro, terça-feira
Horário: das 9h às 16h30
Local: Campus da Indústria – Federações da Indústria do Paraná (Fiep) – Av. Comendador Franco, 1341 – Curitiba (PR)
Inscrições: lignumbrasil.com.br/inscricoes/woodtradebrazil/

Fonte: Interact Comunicação – Assessoria de Imprensa Abimci
Foto: 1º WoodTrade Brazil (2016) – crédito Gelson Bampi

Voltar ao topo