Home Comunicação Abimci assume secretaria executiva da Comissão de Estudos para norma do wood frame
Notícias
15/06/2016

Abimci assume secretaria executiva da Comissão de Estudos para norma do wood frame

Grupo pretende trabalhar para ter o texto-base em até 12 meses

A Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT) instalou oficialmente nesta terça-feira, 14, a Comissão de Estudos (CE) para desenvolver a norma técnica do sistema construtivo wood frame. O grupo indicou para a coordenação da Comissão de Estudos o vice-presidente do Sinduscon-PR e representante da Comissão Casa Inteligente da Fiep, Euclésio Finatti. A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) assume a secretaria executiva da CE. Na ocasião também foi definida uma agenda de reuniões e formado o grupo que vai trabalhar na criação do texto da norma técnica. O grupo foi formado por 21 pessoas, que ficarão responsáveis por desenvolver o texto básico da norma.

O evento foi realizado durante a reunião da Comissão da Casa Inteligente, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba (PR), com a participação de entidades ligadas ao setor da construção e madeira, além de representantes de universidades e empresas do setor.

Na avaliação do superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002), Salvador Benevides, que foi responsável por apresentar como deverá ser o trabalho da Comissão de Estudos, o fato do setor ser bastante participativo é um ponto positivo. “A validação tripartite está muito consolidada com a participação de universidade, consultoria, academia, estudantes e empresários. Isso é muito importante, porque norma é um conjunto de conhecimento e experiências. É um assunto denso. Não é fácil falar sobre norma técnica”, afirmou.

Para o superintendente da Abimci, Paulo Roberto Pupo, a construção da norma permitirá que o sistema construtivo ganhe escala. Ele lembrou que a presença dos agentes financiadores em um grupo como esse é de extrema importância. “Precisamos ter linhas de financiamento que atendam o sistema construtivo. Vamos garantir ao país um novo modelo habitacional”, afirmou.

A partir de agora, o desafio será fazer com que esse trabalho seja feito o mais rápido possível. “Queremos desenvolver a norma em até 12 meses”, declarou o coordenador da Comissão de Estudos, Euclésio Finatti.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação