ABIMCI - Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente

Abimci participa de evento da indústria química

Status do desenvolvimento da norma do sistema construtivo wood frame foi apresentado em evento promovido pela Rhodia Solvay Group

A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) participou, a convite da Rhodia Solvay Group, do evento Conexão 2017, realizado no dia 11 de abril, em São Paulo (SP). Representantes de outras entidades e de empresas do segmento químico conheceram o trabalho que está sendo realizado com o objetivo de aumentar o consumo per capita de produtos de madeira no país, em especial na construção civil.

A principal ação trata do desenvolvimento da norma técnica do wood frame, sistema construtivo que utiliza painéis e perfis de madeira. A palestra mostrou que a necessidade da inovação dentro da construção garante vantagens ao uso da madeira como: eficiência e produtividade, redução de perdas já que 70% de uma obra em wood frame é industrializada, menor tempo de construção, menor quantidade de mão de obra e menor geração de resíduos.

Mais produtividade e eficiência

Também participou do evento o economista Luis Fernando Melo Mendes, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Segundo o especialista, para iniciar um novo ciclo de crescimento do país, será preciso aumentar o ganho de produtividade e de eficiência. “Sem resolver os desequilíbrios estruturais (reformas) e elevar a produtividade, não será possível retomar o crescimento de maneira sustentável”, afirmou, lembrando que o setor da construção tem forte aderência ao crescimento da economia.

Na avaliação de Mendes, a grande virada da economia brasileira deve vir com a taxa Selic abaixo de dois dígitos, porque começaria a tornar atraentes projetos até então inviáveis. “A retomada da construção civil não vai ser tão pujante e intensa, porém mais sustentável”, completou.

Outros setores

O evento contou ainda com a participação da diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), Mariana Mattar, que apresentou o trabalho realizado pela entidade junto à Frente Parlamentar desse segmento na Câmara dos Deputados; e do jornalista Márcio Stéfani, da Autodata, que falou sobre o panorama da indústria automobilística do Brasil.

Os diversos setores produtivos representados no evento reafirmaram que para o país voltar a crescer será preciso manter o plano de metas e aprovar as reformas da Previdência, Tributária e Trabalhista.

 Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação

Voltar ao topo