Home Comunicação Trajetória de recuperação da construção é positiva para indústrias de portas de madeira
Notícias
28/09/2018

Trajetória de recuperação da construção é positiva para indústrias de portas de madeira

Principal mercado para os produtos nacionais, retomada do setor imobiliário impacta diretamente nas vendas dos fabricantes de portas

A perspectiva de um cenário positivo e de recomposição da demanda nos setores da construção civil e do mercado imobiliário projeta uma retomada positiva e gradual dos negócios das indústrias de portas de madeira que participam do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME). Principal mercado desse segmento, a partir da venda do kit porta pronta para o mercado da construção civil, as indústrias de portas de madeira acompanham atentamente o comportamento dos índices oficiais divulgados recentemente sobre a situação comercial e imobiliária do Brasil

Em setembro, por exemplo, o Índice de Confiança da Construção (ISA-CST), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas, registrou a quarta alta seguida, reforçando a tendência de recuperação dos últimos meses.

Outro dado positivo mostra o crescimento do setor imobiliário no país. Dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram, por exemplo, que o número de lançamentos no segundo trimestre de 2018 apresentou um aumento de 119,% em relação ao trimestre anterior e um aumento de 19,9% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O crescimento das vendas também é um sinal de retomada do setor da construção civil. De acordo com os números da CBIC, o aumento nas vendas no segundo trimestre cresceu 17,3% em relação aos três meses anteriores; e 32,1% comparado ao mesmo trimestre de 2017. O levantamento mostra ainda que da oferta de imóveis disponíveis no mercado no segundo trimestre do ano, 49% estão em construção e 19% em planta, dados que podem orientar o posicionamento das indústrias de portas de madeira.

Produtos normalizados

Desde 2013, as indústrias de portas de madeira que participam do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), iniciativa coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), trabalham para entregar ao mercado produtos que atendam a NBR 15930-2 – Portas de madeira para edificações, que é requisito para a norma de desempenho da construção civil – a NBR 15575. A norma de portas recentemente foi revisada com a definição dos requisitos para o perfil de desempenho de portas de madeira e a sua respectiva classificação de acordo com o nível de desempenho de ocupação e uso.

As 18 empresas participantes do Programa da certificação da Abimci representam um percentual significativo da produção nacional de portas de madeira comercializada no Brasil. O Programa tem atuado na promoção da melhoria da qualidade das portas de madeira no Brasil por meio de várias ações que visam o fortalecimento do segmento, a isonomia competitiva entre os fabricantes, a melhoria continua e garantias ao consumidor final. O PSQ-PME se propõe ainda a contribuir para que, cada vez mais, as construtoras especifiquem a compra das portas por desempenho.

As portas certificadas podem ser pesquisadas em www.psqportas.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci – Interact Comunicação